sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MEIO AMBIENTE - O JORNAL NA ESCOLA


ESCOLA ................................

PROJETO “LER E PENSAR” - GAZETA DO POVO


PROFESSORA: IOLANDA ..........................
TURMA: 2º ANO A
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTE E INFORMÁTICA.
DURAÇÃO: 3 AULAS DE 4 HORAS CADA UMA – TOTAL: 12 H/A

OBJETIVOS PROPOSTOS:

1.      APRESENTAR O JORNAL GAZETA DO POVO, EDIÇÃO DO DIA 06/06/2011,  PARA OS ALUNOS, DESTACANDO A SUA ESTRUTURA E OS ELEMENTOS QUE O COMPÕEM;

2.      PESQUISAR NO JORNAL UMA NOTÍCIA REFERENTE AO MEIO AMBIENTE, RECORTÁ-LA E EFETUAR UM ESTUDO SISTEMATIZADO SOBRE O TEMA.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

APÓS A APRESENTAÇÃO E O ESTUDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE CIÊNCIAS, CUJO TEMA ESTÁ CENTRADO NO MEIO AMBIENTE E NAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, DEMOS SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES DA SEGUINTE FORMA:

1.      PROMOVEMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O MEIO AMBIENTE ABORDANDO E RELEMBRANDO OS ASPECTOS ADIANTE:
A) QUE ELEMENTOS O COMPÕEM?
B) O  QUE SÃO ELEMENTOS NATURAIS E CULTURAIS?
C) O QUE SÃO SERES VIVOS? E  NÃO-VIVOS?
D) POR QUE RAZÕES DEVEMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?
E) COMO PODEMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

  1. EM SEGUIDA, DIRIGIMO-NOS AO  A.E.I. (AMBIENTE DE EDUCAÇÃO INFORMATIZADA) ONDE ASSISTIMOS AOS VÍDEOS:
A) A VIDA NUM COPO D’ÁGUA;
B) ECONOMIZAR ÁGUA (MÚSICA COM O GRUPO DA MÔNICA);
      C)  CARTA DO FUTURO.

OBS.: Todos os vídeos estão relacionados  ao  uso  racional  da água e foram devidamente discutidos em sala de aula.

  1. LOGO APÓS, APRESENTAMOS O JORNAL A GAZETA DO POVO, FAZENDO REFERÊNCIA ÀS PARTES QUE O CONSTITUEM, PROMOVENDO O SEU MANUSEIO E DIRECIONANDO A NOSSA ATENÇÃO  PARA A NOTÍCIA CONSTANTE NO CADERNO VIDA E CIDADANIA (PÁG. 7), INTITULADA:


LIXO, ENTULHO E ATÉ SOFÁ NO RIO IGUAÇU

4.      FIZEMOS A LEITURA DA NOTÍCIA SELECIONADA, DESTACAMOS E ESCLARECEMOS O SIGNIFICADO DOS VOCÁBULOS DESCONHECIDOS E, NA SEQUÊNCIA,  DISCUTIMOS  E INTERPRETAMOS  O SEU CONTEÚDO, RESSALTANDO AS SEGUINTES QUESTÕES:
·         DE QUE FATO TRATA A NOTÍCIA?
·         ONDE, QUANDO E COMO OCORREU?
·         QUEM ESTAVA NO LOCAL DA OCORRÊNCIA?
·         QUE MEDIDAS FORAM TOMADAS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA?
·         QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?
·         QUE TIPO DE AÇÕES  PODEMOS NÓS MESMOS PROMOVER EM NOSSA VIDA DIÁRIA PARA EVITAR A OCORRÊNCIA DE PROBLEMA SEMELHANTE?

OBS.: Aproveitamos o ensejo para fazer a comparação simples, de fácil entendimento  e bem ao gosto da crianças, qual seja, a de que as 50 toneladas de lixo coletas no Rio Iguaçu correspondem ao  peso de, em média,  7 elefantes adultos.

5. ENCERRAMOS AS ATIVIDADES DO DIA COM A CONFECÇÃO E A ENTREGA, PARA CADA EDUCADOR DA ESCOLA, DE UMA LEMBRANCINHA REFERENTE AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM OS DIZERES: DÊ UMA MÃOZINHA: PRESERVE A NATUREZA.

  1. EM DIA POSTERIOR, E DANDO CONTINUIDADE À PROPOSTA DA EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO JORNAL, DIVIDIMOS A TURMA EM GRUPOS DE TRÊS ALUNOS E SOLICITAMOS QUE REPRESENTASSEM, UTILIZANDO LÁPIS DE COR, TINTA-COLA, PAPEL SULFITE E COLA, A SUA  PRÓPRIA LEITURA DA NOTÍCIA VEICULADA PELA Gazeta do Povo. O RESULTADO DO TRABALHO SEGUE ANEXO.

  1. ELABORAMOS UM JOGO DE PALAVRAS COM O VOCÁBULO MEIO AMBIENTE (ATIVIDADE REALIZADA INDIVIDUALMENTE).


  1. CONCLUÍMOS O ESTUDO DA NOTÍCIA COM A CONFECÇÃO DE UM LIVRETO INTITULADO VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA?, QUE RETRATA A NECESSIDADE  INADIÁVEL DE  PRESERVAR O MEIO  AMBIENTE. (ANEXO).

  1. O PRÓXIMO PASSO SERÁ PROMOVER UMA AMOSTRA, NO  PÁTIO DA ESCOLA,  DOS TRABALHOS REALIZADOS, A FIM DE DESPERTAR NOS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR UM OLHAR MAIS ALONGADO PARA A QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, QUE EMBORA VENHA DIUTURNAMENTE OCUPANDO  ESPAÇOS NA MÍDIA, TEM SIDO POSTERGADA, QUANDO NÃO, RELEGADA AO ESQUECIMENTO, POR UMA POPULAÇÃO  CUJO OBJETIVO MAIOR CONSISTE NO CONSUMO INDISCRIMINADO E INCONSEQUENTE DE BENS E SERVIÇOS DE TODA ORDEM, NUM DESRESPEITO FLAGRANTE ÀQUELA QUE LHE FORNECE O SUTENTO E A VIDA: A MÃE NATUREZA. (promovemos e foi ótimo).

EM TEMPO: Os membros da comunidade escolar poderão assinar o livreto confeccionado pelos alunos na página que diz: NÓS ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE. E VOCÊ, ESTÁ? (obtivemos tantas assinaturas que a folha não foi suficiente).


Começando a entrega das mãozinhas e alertando os colegas da escola para o desrespeito que estamos cometendo com a natureza.
Fazendo a sua própria leitura da notícia.

Confeccionando o livreto.

OBS.:  Posto o livro pronto depois.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FAMÍLIA - ERDNA PERUGINE NAHUM


FAMÍLIA
             Erdna Perugine Nahum


FAMÍLIAS EXISTEM MUITAS.
A MINHA, A SUA, A DE TODA GENTE.
MAS CADA FAMÍLIA TEM
UM JEITINHO DIFERENTE.

FAMÍLIA COM PAI E MÃE,
IRMÃO, IRMÃ E UM PARENTE,
QUE PODE SER PAI DO PAI
E TAMBÉM DA MÃE DA GENTE.

FAMÍLIA PEQUENININHA
A MÃE, O FILHO SOMENTE.
FAMÍLIA BEM AMPLIADA,
A MÃE E A FILHARADA.

TEM GENTE QUE TEM FAMÍLIA
MAS, NA RUA, VIVE SÓ.
A VERDADE É QUE TODOS TEMOS
PAI, MÃE, TIOS E AVÓS.

I

 1.COLOQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO DE ACORDO COM O POEMA:

(    ) O TÍTULO DO POEMA É MINHA FAMÍLIA.

(    ) CADA FAMÍLIA TEM UM JEITINHO DIFERENTE.

(    ) NA FAMÍLIA PEQUENININHA TEM MÃE, PAI, FILHO, TIA, AVÓS E PRIMOS.

(    ) NA FAMÍLIA BEM AMPLIADA TEM  A MÃE E A FILHARADA.

(    ) SÓ VIVE NA RUA QUEM NÃO TEM FAMÍLIA.

(  ) TODOS TEMOS PAI, MÃE, TIOS E AVÓS.

AS TIAS
A TIA CATARINA
CATA A LINHA

A TIA TEREZA
CATA A MESA.

A TIA CEIÇÃO
AMASSA PÃO.

A TIA LELA
ESPIA DA JANELA.

A TIA CEMA
TEIMA QUE TEIMA.

A TIA MARIA
DORME DE DIA

A TIA TININHA
FAZ ROSQUINHA
.
A TIA MARTA
CORTA BATATA.

A TIA SALINA
FECHA A RIMA.     
                 
 ELIAS JOSÉ. NAMORADINHO NO PORTÃO. ED. MODERNA.

            









ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - O ESPAÇO OCUPADO PELAS FAMÍLIAS

ALGUMAS DAS ATIVIDADES QUE PODEMOS DESENVOLVER COM BASE NA IMAGEM DO PRÉDIO DE APARTAMENTOS:

1. QUE NOME SE DÁ A ESSE TIPO DE ESPAÇO?
2. QUANTOS APARTAMENTOS HÁ EM CADA ANDAR?
3. COLOQUE EM ORDEM  O NÚMERO DE PARTAMENTOS DO EDIFÍCIO:
EM ORDEM CRESCENTE:
EM ORDEM DECRESCENTE:
4. QUAIS NÚMEROS DE APARTAMENTOS SÃO ÍMPARES?
5. QUANTAS PESSOAS MORAM EM CADA ANDAR?
6. EM QUE ANDAR MORAM MENOS PESSOAS?
7. QUE ANIMAIS ESTÃO DIANTE DO EDIFÍCO DE APARTAMENTOS?
8. QUAL É O NÚMERO DE  PESSOAS DA FAMÍLIA M AIS NUMEROSA?
9. QUANTAS PESSOAS MORAM NO PRÉDIO?
obs.: trabalhar sequência, escrita de alguns números por extenso, sucessor, antecessor, dezenas completas e unidades (demonstrar no material dourado ou  no cartaz lugar valor).

PROBLEMINHAS
1. NO PRIMEIRO ANDAR DO PRÉDIO MORAM 10 PESSOAS E NO SEGUNDO MORAM 9. QUANTAS PESSOAS MORAM NOS DOIS ANDARES?

2. EM CADA ANDAR DO PRÉDIO ONDE MORA A MARIELA MORAM 3 FAMÍLIAS. SÃO 4 ANDARES NO EDIFÍCIO. QUANTAS FAMÍLIAS SÃO AO TODO?

3. SE AS SEIS PESSOAS DA FAMÍLIA MAIS NUMEROSA SE MUDASSEM DO PRÉDIO, QUANTAS PESSOAS CONTINUARIAM MORANDO NO 2º ANDAR?




    EM CADA ANDAR DO EDIFÍCO DE APARTAMENTOS MORA UM DETERMINADO NÚMERO DE PESSOAS.

ANDAR
PESSOAS
QUANTIDADE
10
2º E 4º
DESENHAR
9

11

OBSERVANDO A TABELA RESPONDA: EM QUAL DOS ANDARES MORA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS?

A)   1º                   B) 2º                      C) 3º                             D) 4º


PRESTE ATENÇÃO E RESPONDA: QUAL DOS TRÊS EDIFÍCIOS É MAIS BAIXO?

                           
           

A)    O DO CENTRO
B)    O DA DIREITA
C)    O DA ESQUERDA         



O EDIFÍCIO ABAIXO TEM 10 APARTAMENTOS. EM CADA UM DELES MORA UM CASAL DE VELHINHOS. QUANTAS PESSOAS MORAM NESSE EDIFÍCIO?

                                  

A) 15                                    B) 20                          C) 10

















Elaborei essas atividades para os meus alunos. Já fizemos a primeira e foi tudo muito proveitoso. Vamos ver amanhã como é que fica com as duas últimas. Conto depois, tá? Há mil possibilidades a serem exploradas ainda. Tentem. Vamos lá!
P.S.: Pronto! Já fizemos as duas últimas atividades. Correu tudo muito bem. Alguns alunos não atinaram com a ideia de dividir o quadrado ao meio para obter o telhado do prédio (triângulo) e colaram o quadrado sobre os retângulos. Outros, recortaram o quadrado do modo como puderam para formar um triângulo. Assim que puder, postarei o resultado do trabalho.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


 No ano passado tive o privilégio de auxiliar a professora Rosângela Sampaio em sala de aula. Mais do que metodologias de ensino,  aprendi e apreendi um pouquinho do seu "jeito", da sua  postura ímpar  de mulher e professora, de gente que sabe o que faz e porque faz. A avaliação abaixo foi concebida e aplicada por ela.

Escola Municipal
Maringá,
Aluno (a):

Avaliação de História e geografia do Paraná
1 – Leia atentamente os textos 1 e 2.
2 – Pinte no texto as ideias conforme a legenda abaixo:
(amarelo) como era a vida das crianças imigrantes no Brasil.
(Rosa) onde estudavam as filhas de imigrantes.
(verde) como era o atendimento médico aos imigrantes.
(vermelho) as palavras que registraram as contribuições dos imigrantes à nossa cultura.

3 – O texto 1 trata de que assunto?
4 – Qual a principal informação do texto 2?
5 – O que os textos 1 e 2 têm em comum?
6 – Copie o trecho que mostra quais foram as contribuições culturais trazidas pelos imigrantes.
7 -  Comparando a vida das crianças imigrantes daquela época com a sua vida hoje, marque I para as situações das crianças imigrantes e H para a sua vida hoje:
(   ) ajudavam nas despesas de casa
(   ) trabalhavam com seus pais nas lavouras de café.
(   ) o direito de estudar está garantido.
(   ) as crianças aprendiam em locais criados pelos seus próprios pais.
(   ) as escolas ficavam muito longe das fazendas
(   ) seu dever mais importante é estudar e freqüentar a escola diariamente
(   ) as crianças viviam no Brasil, mas não deixavam de aprender com seus pais os costumes de seu país de origem
(   ) dificilmente eram atendidas por um médico
(   ) depois de passar um período  na escola, a criança tem tempo para descansar e brincar
(   ) se a escola for muito longe, tem o direito à passagem gratuita de ônibus

8 – O Paraná é o estado brasileiro com maior diversidade étnica, o que isso quer dizer?
9 -  Foram alemães, poloneses, ucranianos, japoneses, italianos, holandeses e portugueses que vieram para o Paraná e ajudaram a construir o nosso estado. Qual a forma de trabalho dos imigrantes?
10 -  Escreva frases para essas expressões sobre a imigração:
a) tráfico de escravos:
b) desemprego e guerra:
c) fazendas de café:
Texto 1
Vida nas fazendas
A vida não era fácil nas fazendas . As crianças, filhas dos imigrantes, trabalhavam como gente grande nas plantações de café, para que as famílias pudessem ganhar um pouco mais de dinheiro.
Muitas fazendas não tinham escolas, mas as crianças aprendiam a língua portuguesa com mais facilidade que os adultos. Em algumas, os imigrantes criavam locais onde seus filhos pudessem continuar aprendendo a língua e os costumes do país de origem.
Também não era fácil encontrar médicos, eles atendiam longe das fazendas e  o preço alto das consultas não podia ser pago pelos imigrantes. As sim, era normal os vizinhos se ajudarem.

Texto 2
Uma mistura de costumes
Os imigrantes trouxeram muitas coisas da cultura de seus países para o Brasil. O futebol, por exemplo, foi trazido pelos ingleses. A pizza, a sopa e a palavra “Tchau”, foram trazidas pelos italianos.
Os Japoneses são responsáveis pelo costume de usar chinelos de dedo no nosso país, e os alemães trouxeram a cerveja. Hoje em dia essas coisas fazem parte da cultura brasileira...
(Textos retirados do caderno Folhinha, Folha de São Paulo)

O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA DE INARA GONÇALVES/FÁTIMA COSTA


O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

 VOCÊS ME CONHECEM DE VÁRIAS MANEIRAS.
 COMO UM LEVE VAPORZINHO,
QUANDO FERVO NAS CHALEIRAS.
COMO UM SÓLIDO CUBINHO,
QUANDO VOU PARA AS GELADEIRAS.
 COMO UM LÍQUIDO CLARINHO,
 QUANDO SAIO DAS TORNEIRAS.
NA NATUREZA, ESTOU SEMPRE CIRCULANDO.
 COM O CALOR DO SOL ME ESQUENTANDO,
PARA O ALTO VOU SUBINDO
 PARA AS NUVENS FORMAR:
MAS COM RESFRIAMENTO,
 À TERRA IREI RETORNAR
NA FORMA DE CHUVA,
E, A QUALQUER MOMENTO,
TUDO RECOMEÇAR.

INARA GONÇALVES/FÁTIMA COSTA

ÁGUA: ATIVIDADES


PARA ESCOVAR OS DENTES CARLOS GASTA 15  LITROS DE ÁGUA E WELLINGTON GASTA 14. QUANTOS LITROS DE ÁGUA OS DOIS CONSOMEM JUNTOS?




PARA LAVAR AS MÃOS 3 PESSOAS GASTAM NORMALMENTE 21 LITROS DE ÁGUA. SE ELAS GASTAREM  APENAS 15, QUANTOS LITROS ELAS ECONOMIZARÃO?




NA MINHA CASA MORAM 4 PESSOAS E CADA UMA DELAS BEBE 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA. QUANTOS LITROS DE ÁGUA SÃO CONSUMIDOS DIARIAMENTE EM MINHA CASA?




PARA FAZER A BARBA GASTA-SE APROXIMADAMENTE 75 LITROS DE ÁGUA. ESCREVA NO  QUADRO ABAIXO NUMERAIS DE 0 A 75 E  EM SEGUIDA, PINTE OS PARES DE VERMELHO.




         

RIMAS COM OS NOMES DOS MEUS ALUNOS


 Escrevi esses versinhos para os meus alunos. Eles se divertiram bastante e ainda fizeram um exercício fonológico e tanto!

A Alessandra brincava na varanda
Quando viu  a salamandra
Pular nas costas do urso panda.

O açougueiro vendeu para a Bianca
Uma bisteca com pelanca.
Não engane a Bianca
Porque ela lhe desanca
E lhe faz uma carranca.

Sabe o que andam dizendo por aí?
Que o  colega Carlos Eduardo
Pretende ser domador de leopardo
Lá num circo do Piauí.

Quais serão os planos da Eduarda Beatriz?
Ser atriz? Por um piercing no nariz?
Construir um chafariz
 bem no centro de Paris?
E o destino o que é que diz?
Que a Eduarda Beatriz
Vai mesmo é ser  feliz!

A Eduarda mandou chamar
A sua prima Hemengarda
E as duas foram caçar
Um coelho com a espingarda.

Me contaram que o Felipe
Adora passear de jipe
Com a capota arriada.
Por isso, tome cuidado Felipe
Pra não apanhar uma gripe
Daquela bem arretada.

A Gabriella jogou fora a sua boneca de flanela
E agora passa o dia todo cantando lá na janela:
Quem quer se casar com a Gabriella,
Que usa sapato com fivela e tem muitos vinténs? 
E que ainda por cima, não quebra  tigela 
e faz bolo de canela como ninguém?

É tão espaçoso o coração do Guilherme
Nele dá para abrigar um enorme paquiderme!
Esse Guilherme não me engana,
Ele é mesmo um sujeito bacana!

Espelho, espelho meu,
Existe alguém no mundo
Mais alegre e popular do que eu?
Perguntou  a Helen Cristine,
Amiga da Francine,  da Carine,
E da Marília de Dirceu.

Quem comeu toda a torta de banana
Do aniversário da Fabiana?
- Foi a prima Luana, respondeu a Mariana.
Pois vou-lhe passar um pito,
Respondeu num grito a tia Joana.

Há uma garota na sala que está brava, está em fúria, pois
Sumiram de sua bolsa os seus lápis  de pintura
O que vai fazer agora a talentosa Maria Júlia?
Vai chamar sem demora a tal rádio-patrulha.

 Nem desconfia o Melk Fernando
Do que as garotas andam falando:
Que ele é lindo por demais,
E que é um bom rapaz.

A Nicole Freiria diz que tem
Uma saudável mania:
Tem que escovar os dentes
Três vezes ao dia.

A Nicoly, minha gente,
É esperta, não dá mole,
Só não sabe arrancar dente
E tocar gaita de fole.

O Richard Aleandro
Não é malandro, quem diria
Ele é um bom partido,
E há de ser um bom marido,
Para a bela Maria.

O colega Victor Alexandre
É novato na nossa sala
Mas já mostrou  que é grande,
Por meio das ações e da fala.

Quando o Victor Gabriel
Vê um filme de terror
Até o anjo Rafael,
Assustado lá no céu,
Fecha os olhos de pavor.

Nosso amigo wellington
Tem um grande dom
É capaz de encantar
Até cobra piton.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

JOGOS EDUCATIVOS

Interessado(a) em jogos educativos? Aí vai mais um endereço interessante para você aprender e se divertir a valer.


BLOGS EDUCATIVOS


O blog da professora Cristiane, da Escola Municipal Professor José Marchesini é ÓTIMO. Sob o título "Jogos educativos"(coluna direita do bog) a professora elencou alguns endereços repletos das melhores atividades do gênero citado. Confira!
Outro blog novinho em folha e que promete ser uma caixinha de surpresas é o da  Sandra D'Antonio, professora de informática (período da tarde) lá da minha escola. Não deixem de visitá-lo.

DIA DA SAUDADE


Hoje acordei com tanta saudade...saudade do Manoel, que em vida, foi o meu melhor amigo, saudade do meu marido que está longe, fazendo um curso de formação profissional, saudade dos dias felizes da minha infância numa cidadezinha do interior, saudade da minha professora do primeiro ano primário... É provável que essas emoções e lembranças tenham sido despertadas pela condição atual do meu pai, pois a  maior saudade que sinto é do homem que ele foi, antes de ser acorrentado a uma cama pelo câncer. Tenho pensado muito no modo como o nosso instinto de sobrevivência nos conduz à adaptação. Apesar de conhecer e ter vivenciado essa habilidade humana de adequar-se às circunstâncias, por mais penosas que elas sejam, meu coração se enche de pesar pela dor extrema daqueles que perderam seus filhos, porque o meu espírito não é capaz de vislumbrar dor maior nem mais doída e, custa-me crer que até um acontecimento dessa natureza seja absorvido. Em casos assim, a saudade é o elo entre os que ficaram e os que se foram, a saudade é o amor que perdura.
Que mal há em sentir saudade?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BIOLOGANDO...: 10 passos para evitar o câncer

BIOLOGANDO...: 10 passos para evitar o câncer: Atitudes pela vida O Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) divulgou uma série de dicas para prevenir o surgimento do câncer. São atitud...

BIOLOGANDO...: Cientistas descobrem como células de câncer se esp...

BIOLOGANDO...: Cientistas descobrem como células de câncer se esp...: Contrações Pesquisadores europeus descobriram como as células do câncer geram contrações parecidas com as produzidas pelas células muscular...

sábado, 20 de agosto de 2011

VESTUÁRIO - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS





Para obter outras imagens de vestimentas e acessórios, clique sobre a figura acima.