sábado, 5 de novembro de 2011

CIÊNCIA À MÃO






 Pesquisar sobre as partes das plantas e as espécies vegetais que são consumidas.

Objetivos
Estudar as partes das plantas que são comestíveis;
Pesquisar junto aos alunos os hábitos alimentares familiares relacionados aos vegetais.
Conteudos

 A importância das hortaliças - partes das plantas- aproveitamento dos alimentos – diferença de fruta e fruto
Material
·  Revistas
·  Tesoura
·  Cola
·  Cartolina

Início
O professor poderia começar perguntando aos alunos sobre as hortaliças mais conhecidas e posteriormente ir dificultando as perguntas. Quais as verduras e legumes que vocês comem em casa? Quem gosta de alface? Que parte da alface comemos (folhas, raiz, caule, fruto)? Qual parte da cenoura comemos?
Como é a plantação do chuchu? Que parte da planta comemos? Vocês sabem a diferença de fruto e fruta? Será que é a mesma coisa? O que fazemos com as partes dos alimentos que jogamos fora? Podemos aproveitar de alguma maneira? (Os alunos podem sugerir sopas de folhas e caules, bolinhos, ou até mesmo a compostagem, com as sobras desses alimentos).
Colocando
 O professor depois de discutir com os alunos as questões acima, poderá dividir a classe em 4 grupos. Cada grupo recortará das revistas figuras de verduras, legumes, frutas e frutos. Após essa etapa, o professor pede aos alunos separar as figuras de acordo com as partes das plantas (folhas, caule, bulbo, raiz, flor, semente, fruto) que são consumidas. Neste momento o professor vai discutindo com os alunos as partes das plantas e suas funções.
Acordo Após todos os alunos discutirem e concordarem sobre as partes das plantas que são consumidas, pode-se fazer o registro da atividade.
Registro
Os alunos poderiam registrar a atividade confeccionando quatro cartazes (um para cada grupo de alimentos) e no caderno com auxílio da tabela abaixo.Cada aluno poderá preencher a tabela abaixo. Marcando com um X as partes da planta que são comestíveis.[TABELA]

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!