sábado, 9 de outubro de 2010

SUBSTANTIVO

ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS
AS LUAS DE LUÍSA (1ª parte)
Diléia Frate

A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu. Era quando a mãe chegava e dizia: “Pare com isso, amanhã você tem que acordar cedo”. O que já era suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas: “Luísa, você é de lua!”. E fechava a janela. (...)


1. Responda:
a) No texto, o que significa ter luas?


b) Você acha que também tem tantas luas como Luísa?


2. Na primeira frase do texto, como a autora mostra as mudanças de lua de Luísa?




3. Reescreva o trecho a seguir, de acordo com o que se pede, fazendo as adaptações necessárias:
“A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde...”


a) Substitua lua por luas:


b) Substitua Luísa por Luísa e seu irmão:




c) Substitua brincadeiras por brincadeira:




4. Com base nas transformações que você fez na atividade anterior, responda:
a) Quais palavras na frase dada não sofreram alterações nas reescritas?




b) Quais palavras da frase dada sofreram alteração pelo menos uma vez?








5. Observe a frase: A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu.
Faça uma lista com as palavras da frase que são nomes, isto é, que são substantivos.




6. Entre os substantivos que você encontrou na questão anterior, escreva os que nomeiam:
a) atitudes/ação


b) objetos


c) seres que você vê, embora não consiga tocar




7. Releia: A Terra tem uma lua (...), mas Luísa (...) tinha pelo menos umas trinta perto de si.
Nessa frase, o substantivo lua tem o mesmo significado nas duas vezes em que aparece? Explique.


9. Para conhecer um pouco mais sobre os substantivos, vamos brincar de adivinhar.


a) O que é, o que é? Esse parece trazer um pensamento profundo: antes de o pai nascer, a filha já corre o mundo.


b) Atenção aos três irmãos: o primeiro já morreu, o segundo vive aqui, o terceiro não nasceu.


c) Não existe sem fazer, quem faz às vezes vai fundo, demora de vez em quando, transforma a vida e o mundo.


d) Simplesmente estraga a vida, faz a boca arreganhar, é tão malvada e bandida que faz a gente chorar.


e) Revoa mas não é pássaro, rebrilha mais que ouro puro, pisca e não é olho, tem luz, mas vive no escuro.


10. Dos substantivos que você descobriu, identifique os que nomeiam:
a) coisas:


b) momentos do tempo:


c) animais:


d) sensações:


e) partes do corpo:


f) ação praticada:


11. Com base nessa informação, classifique:
a) O substantivo dor encontrado na charada.


b) O substantivo dente.




12. Considere o que você aprendeu sobre substantivo concreto e abstrato e vamos ver como o substantivo lua pode ser classificado no texto.
a) Ao referir-se aos satélites de Saturno, o substantivo luas foi utilizado com sentido concreto ou abstrato?


b) Ao referir-se às alterações de humor de Luísa, portanto as emoções e sentimentos, o termo luas é um substantivo concreto ou abstrato?


13. Entre os substantivos que você encontrou nas charadas, escreva:
a) Um substantivo simples:


b) Um substantivo composto:

OBS.: Copiado do blog Paixão pela Arte de Educar

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!