domingo, 10 de outubro de 2010

ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA


CORREIO DE PALAVRAS


Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de gravuras. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final, por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.

PREGUICINHA ORAL

A Preguicinha oral é um processo de leitura lento, no qual o som de cada letra vai sendo enunciado à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original, de modo que não fiquem isolados. Após o término, realiza-se a leitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade é fazer com que o aluno compreenda o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O aluno descobre o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las.
Esta atividade pode ser realizada com a turma toda, em grupos ou individualmente.


COMO DESENVOLVER A ATIVIDADE:






0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!