quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PONTUAÇÃO


Que tal aproveitar um texto que anda circulando pela internet para realizar, em sala de aula, uma vivência lúdica e divertida sobre a importância da correta pontuação em um texto? Esta é mais uma proposta pedagógica para enriquecer as atividades do professor de Produção Textual.

Desenvolvimento:
1. Dividir a sala em quatro subgrupos (ou múltiplos de quatro, para salas maiores).

2. Entregar papel e caneta. No papel, para criar um certo “clima”, o professor pode desenhar uma moldura bem bonita, contendo dentro dela a palavra “Testamento” e o texto que será trabalhado.

3. Contar a história que dará origem ao exercício:

O Mistério da Herança

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma imensa fortuna, ainda não se dispusera a fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, dessa necessidade. Pediu, então, papel e caneta e no afã de solucionar a questão, redigiu apressadamente o documento, porém, não teve tempo de pontuá-lo, pois faleceu antes disso. A redação final ficou assim:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'


A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes. O objetivo deste exercício é que cada um dos grupos traga a fortuna para o seu lado, ou seja, cada um dos grupos agirá como se fosse o advogado do herdeiro ou favorecido que representa. O grupo 1 representará o sobrinho. O grupo 2 representará a irmã. O grupo 3 representará os interesses do padeiro e, finalmente, o grupo 4 representará os interesses dos pobres.

Ao final do exercício, o professor divulgará como deveria ficar cada um dos textos.

Resposta:

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito :
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

FONTE: BLOG SIMPLESMENTE PORTUGUÊS

2 comentários:

  1. oi,blz!
    Muito legal seu blog, parabéns...
    Vou repassar esta produção textual para minhas colegas de trabalho, ok....
    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. "Salazar* pode morrer não faz falta."

    O homem que tinha escrito isto an parede ia ser preso, quando disse que faltava escrever a pontuação:

    Salazar pode morrer? Não. Faz falta!

    Parece que o homem se safou.

    *Salazar foi o ditador que governou Portugal durante muitos anos....

    Beijo

    Paulo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!