sexta-feira, 30 de julho de 2010

A MARGARIDA FRIORENTA



Projeto: Senta, que lá vem história

Título da história:



A margarida friorenta

Turmas a que se destina: 3º ano, 3ª e 4ª séries

Duração da atividade: 50 minutos à 01 (uma) hora

Técnica empregada na contação: dramatização com a utilização de objetos do dia-a-dia

Objetivos:

-Estabelecer a importância da linguagem visual na comunicação;

-Despertar/estimular no aluno as virtudes do amor, da justiça e da caridade, levando-os à compreensão de que as pessoas, afinal, não sobrevivem sem elas;

-Desenvolver o senso ético.

Encaminhamento metodológico:

-Contar a história utilizando objetos representativos das personagens;

-Indagar, ao final da história, de que “frio” a margarida padecia;

-Iniciar um diálogo propondo a idéia de que, nem tudo na vida é resolvido com coisas materiais (casaco, cachecol), e que de vez em quando podemos sentir falta de coisas imateriais (atenção, carinho, companhia);

-Solicitar ao aluno que abrace o coleguinha ao lado, num gesto de carinho e atenção;

-Realizar o "Jogo da Crueldade" (pede-se que cada criança escreva em um papel seu nome e uma tarefa para alguém do grupo realizar; recolhe-se os papéis, e então diz-se que houve um engano com as regras, pois quem deverá realizar a tarefa é quem a propôs.);

-Jogar uma "forca-frase" no quadro de giz e discutir o que podemos aprender com esse jogo: "Não fazer aos outros o que não queremos que nos façam" ( ou "Fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem por nós”);

- A partir dessas atividades, dialogar sobre a frase, chegando à conclusão de que esse é o significado de "CARIDADE";

-Intensificar o diálogo sobre o tema caridade. Depois disso, entregar uma relação de frases para que separem quais delas representam caridade, e quais não:

FRASES SUGERIDAS:

Hoje separei umas roupas que não me serviam mais para doar a uma instituição.

Meu pai saiu da padaria e viu um mendigo. Voltou e lhe comprou um sanduíche.

Minha mãe sempre exagera no meu lanche... por isso eu reparto com meu amigo quando ele não leva.

Ontem à noite na minha prece pedi que Deus ajudasse as crianças que passam fome no Haiti.

Minha avó estava triste; resolvi então sentar e conversar um pouquinho com ela.

Apesar de termos uma empregada em casa, não deixo minhas coisas espalhadas pelo quarto.

Minha avó ficou doente e minha mãe estava muito preocupada. Comportei-me bem durante a semana para não preocupá-la ainda mais.

Meu pai chegou nervoso em casa e gritou comigo. Fiquei triste, mas não respondi, porque percebi que ele teve um péssimo dia no trabalho.

Fui almoçar na casa da Tia Maria; ela fez uma comida meio esquisita mas mesmo assim eu comi e agradeci.

Meu amigo não estudou para a prova e eu passei cola pra ele.

Meu amigo “matou” aula e, quando a mãe dele me ligou eu confirmei a história que ele tinha contado.

Ontem ajudei o Joãozinho a sacanear o Pedro Paulo.

O cachorro do vizinho estava com medo de descer a escada e eu dei um “empurrãozinho” nele.

-Discutir questões como: Quais dessas ações constituem um gesto caridoso, uma caridade? Quais representam uma caridade material e quais representam uma caridade moral? Quais ações são mais difíceis de praticar, e quais têm mais mérito? O que é mais fácil, dar uma roupa que não usamos mais ou oferecer um pouco de atenção? Há necessidade da caridade material? etc...

-Confeccionar flores com copinhos descartáveis, escrevendo no seu interior(miolo) uma palavra amorosa para os amigos (no próximo encontro, as flores serão distribuídas aleatoriamente entre os participantes da atividade);

-Desenho dirigido – ilustrar, num papel sulfite pequeno (10x10 cm) as flores que o aluno imagina existirem no jardim onde habita a margarida e enfeitar, com elas, uma caixa de revistas que ficará na biblioteca, à nossa disposição.

Obs.1: As atividades foram dividas de acordo com as necessidades de cada turma e com o tempo disponível, assim, quem fez a flor, por exemplo, não fez a ilustração, ou não brincou de forca-frase.

Referência:

A maioria das atividades enumeradas acima foram encontradas no site http://www.virtual.espiridigi.net/cvdee_jovem.html
Obs.2: objetos utilizados na contação da história: uma bonequinha, um casaquinho de boneca, uma flor de tecido, uma caixinha em forma de casinha, uma borboleta de papel, um cachorrinho de pelúcia,uma caminha e um travesseirinho de boneca.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!