sexta-feira, 28 de maio de 2010

TEMA: FAMÍLIA (2)


TANTO, TANTO! (TRISH COOKE)
por Maria José Nóbrega

A história narra um dia especial na vida de uma família composta por um casal e um bebê. Trata-se de uma festa surpresa para a comemoração do aniversário do pai. Um a um, os parentes vão chegando e dirigem-se ao bebê com uma brincadeira que se encerra com a exclamação de quanto gostariam de apertar, beijar, comer... "essa coisinha tanto, tanto!" Daí o título do livro Tanto, tanto!.

O texto organiza-se em torno da repetição de estruturas que tanto agrada às crianças, retratando a delicadeza de sentimentos que unem os elementos dessa família: todos diferentes, mas podendo expressar o afeto a seu modo.

A ilustração de Helen Oxenbury é um espetáculo a parte. Retrata o cotidiano de uma família negra de classe média, raridade nas páginas dos livros para crianças publicados no Brasil. É importante abrir caminho para as muitas cores de nosso povo. A literatura infantil, quer no trabalho de escritores ou de ilustradores, abre-se como espaço de educação para a diversidade e para a convivência com o diferente.
-------------------------------------------------------------------------------
Além de ser interessante e magnificamente ilustrada, a história Tanto, Tanto! favorece o entendimento da criança pequena acerca da organização familiar, constituindo assim, uma boa sugestão para quem vai explorar o tema família em salas de alfabetização.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!