quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MÁSCARA DE CARNAVAL


máscara aqui me estou
aqui me estaco
me defronto
metamorfose adiada de mim
casulo
crisálida
dádiva incompleta
esboço
máscara aqui me estou
à espera que o tempo se cumpra
inquieto neste desejo de nascer
renovado
máscara de estanho
intrusa que me cobre o rosto
rosto divino de estátua jacente
em pedra branca
fria
sem os veios sanguíneos do mármore
que me correm no corpo
e se desfazem no choque diário
contra a roda de fogo
grego
que me trespassa a transparência-vidraça
que triste me abraça
de vida
e de morte

Jorge Casimiro


Conteúdos dispostos na rede informam que o costume de usar máscara teve início na Itália, mais precisamente em Veneza. Foi também na internet que me deparei com um texto interessante acerca deste tema. Em O CARNAVAL E AS MÁSCARAS, Jorge Casimiro nos fala com propriedade sobre o assunto.
Como professora, penso que os alunos aprovariam a realização de um desfile de máscaras na sala de aula. Eles próprios poderiam criá-las e confeccioná-las, depois de efetuar uma ampla pesquisa envolvendo o tópico proposto. Esperamos que os modelos aqui reunidos sirvam-lhes de inspiração. Só não se descuide,professor, de esclarecer que o uso de máscaras é bem-vindo em certas ocasiões festivas. O dia-a-dia exige que se dê a cara à tapa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!