terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DOUTOR GOOGLE? FIQUE ALERTA!


Já se tornou um hábito arraigado entre a maioria das pessoas: não conhece um assunto, consulta o google; quer saber como proceder em determinadas situações, consulta o google...Um dos problemas mais comuns causados por este costume é atribuir ao serviço poderes que ele não possui, como o da onisciência, dentre outros. A situação se agrava quando as decisões envolvem questões de saúde. Exemplifico: noutro dia estava eu a consultar o google acerca dos sintomas e da medicação indicada da/para a infecção urinária. Esta não foi a primeira vez que recorri aos conhecimentos médicos do google. Também li, no google, uma receita de bronzeamento elaborada com folhas de figo. Duas amigas minhas fizeram uso dela e tiveram queimaduras gravíssimas. Faltou-lhes discernimento. Culpa do google? Não.
O objetivo deste post não é discutir a dimensão ou o alcance da "sabedoria" do google. O intuito aqui é despertar no leitor a sua capacidade de análise crítica, o seu bom-senso, afinal, todos nós temos acesso à rede e nela podemos registrar o que sabemos (ou pensamos saber) sobre qualquer assunto. Tais escritos, opiniões, ditos, geralmente não passam por um sistema de controle rigoroso, de forma que o leitor deve ficar atento ao grau de veracidade que estes conteúdos encerrram.
Este é o tema proposto e brilhantemente desenvolvido no post publicado pelo blog LONGEVIDADE, cujo conteúdo é direcionado às questões de saúde da população em geral. Notem bem o lembrete inscrito no alto da coluna mediana do blog, e que tomo a liberdade de reproduzir: “ As informações e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos ou equipe de saúde.”

Para se inteirar melhor vá até o blog indicado ou clique sobre a imagem no início desta postagem, que o levará diretamente ao assunto.

P.S.: Agradeço a delicadeza da Sílvia, criadora do blog Longevidade, por ter-me autorizado a copiar o post de sua autoria.

1 comentários:

  1. Iolanda, realmente o segredo é o filtro, muito boas, as suas colocações.A proposta do Longevidadem é "fazer crer, que através da informação, e do conhecimento compartilhado pelo blog e pela aplicação desses, a vida se torne muito melhor e que seja longa, ativa, com alegria e bem estar, respeitando as limitações de cada um" .
    Beijinho e obrigada pela indicação do Longevidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!