sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Alfabetização a partir de textos


Por que alfabetizar com textos é melhor?


Para criar escritores e leitores competentes, o professor precisa levar para a sala de aula textos diversificados e de qualidade, desde a alfabetização. O desafio é colocar as crianças diante de situações reais de comunicação.
Quando se parte de textos que dizem respeito à vida da criança, ela se sente estimulada a avançar em suas descobertas. O texto se transforma em um desafio, e não em uma ameaça. Compreendê-lo tem gosto de conquista. Assim, o processo de alfabetização vai se construindo naturalmente, a criança vai aos poucos ampliando o seu vocabulário e a compreensão do funcionamento da língua como estrutura viva, e não por meio de uma série de regras gramaticais. Durante muito tempo acreditou-se que o domínio do be-a-bá fosse indispensável para o ensino da língua. Hoje se sabe que o aprendizado da escrita alfabética não garante a compreensão e a produção de textos em linguagem escrita. Ensinar a escrever é muito mais tranqüilo no convívio com textos verdadeiros, em contextos nos quais leitores e escritores verdadeiros são confrontados com situações reais de comunicação.
Fonte: http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-151-721-,00.htm

Sugestões de textos e atividades que garimpei nas minhas andanças pela internet.
Para visualizá-los é só clicar no link abaixo.
http://docs.google.com/View?id=ddgmgrz3_0d5c9kdf2

1 comentários:

Obrigada pela visita!
Para certificar-se de que o seu comentário foi postado, verifique se a frase: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado" aparece na tela.
Volte sempre!